Viver Bem
10 de julho de 2022
Saúde Ocular. Não tire o olho dela!
Saúde Ocular. Não tire o olho dela!

Um dos principais sentidos que temos é a visão, porém muitas pessoas não a levam tão a sério. Alguns dados apontam que 34% dos brasileiros nunca se consultaram com um médico oftalmologista, sendo que 74% só buscaram atendimento após apresentar algum problema de visão. A estatística é alarmante, visto que a maioria das doenças oftalmológicas são silenciosas, ou seja, não manifestam sintomas até que o caso se torne grave.

O acompanhamento com o profissional da área permite um diagnóstico precoce e o tratamento das enfermidades, antes que sua visão seja prejudicada de forma irreversível.

É de suma importância que o oftalmologista seja visitado, ao menos, uma vez ao ano para o check-up ocular, sendo analisado a necessidade do uso de óculos, lentes de contato e, até mesmo, o acompanhamento mais próximo em caso de patologias.

As crianças também devem visitar o médico, principalmente se elas estiverem em idade escolar. Para as pessoas acima de 40 anos a saúde ocular deve ser levada a sério também, com o avanço da idade muitas doenças podem surgir.

Fique atento a essas dicas:

- Tenha cuidado com o uso de alguns produtos, como tinta de cabelo e químicos;

- Sempre retire a maquiagem dos olhos antes de dormir - com produtos de qualidade, atóxicos, indicados para tal uso e que não causem irritação;

- Use óculos de sol com proteção UVA e UVB. Proteja seus olhos do sol usando óculos escuros - mesmo em dias nublados;

- Se você usa lentes de contato, tome medidas para prevenir infecções nos olhos: sempre lave as mãos antes de colocar ou retirá-las. Certifique-se de desinfetar suas lentes de contato e substituí-las regularmente;

- Use EPI’s - óculos de segurança são projetados para proteger seus olhos durante certas atividades, como praticar esportes, fazer trabalhos de construção ou reparos em casa;

- Dê um descanso aos seus olhos. Ficar muito tempo olhando para o computador pode cansar os olhos. Descanse-os fazendo uma pausa a cada 20 minutos para olhar algo a cerca de 6 metros de distância por 20 segundos.