Viver Bem
12 de junho de 2023
Câncer Bucal e o Cigarro Eletrônico foi tema de palestra na Unimed Andradina
Câncer Bucal e o Cigarro Eletrônico foi tema de palestra na Unimed Andradina

A ação tem relação com o Dia Mundial Sem Tabaco

Na última quarta-feira, 07, a Unimed Andradina, através do Departamento Viver Bem, promoveu a palestra “Câncer Bucal e o Cigarro Eletrônico” com o cirurgião-dentista, Dr. Pedro Yarid. A ação, exclusiva para colaboradores, teve como objetivo a conscientização sobre o ato de fumar, celebrando o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.

A psicóloga do Viver Bem, Laís Calvoso, falou sobre o projeto e o quanto ações como esta agregam no dia a dia dos colaboradores. “Seguimos à risca um calendário de saúde, promovendo palestras, dinâmicas e debates, a fim de conscientizar toda nossa coletividade sobre hábitos que garantem bem-estar e qualidade de vida. Assim, sempre que possível, convidamos profissionais de diversas áreas para esta troca de experiências”.

Em relação ao evento sobre o tabaco, Laís ressaltou que poucos trabalhadores fazem uso do cigarro ou outro tipo de fumo, mas que alertar é sempre importante. “A maioria dos colaboradores não faz uso do tabaco. Mas, percebemos, na sociedade, uma crescente no número de usuários do cigarro eletrônico, considerado por muitos profissionais mais nocivo que o tradicional. Por isso, achamos pertinente o tema e convidamos um cirurgião-dentista para trazer as consequências deste hábito para a saúde bucal”.

O profissional convidado, Dr. Pedro, falou sobre a importância do diagnóstico precoce. "Assim como qualquer outro tipo de câncer, é fundamental que o bucal seja descoberto em seu início, assim, atentar-se aos sinais faz a diferença: presença de ferida que não cicatriza, nódulo ou mancha na parte interna da boca".

Ao final da palestra um sorteio foi realizado, premiando alguns colaboradores com kits de higiene bucal.

Fotos