Viver Bem
31 de maio de 2023
Assopre este vício para longe!
Assopre este vício para longe!

Há muito tempo o cigarro e outros mecanismos de fumo fazem parte da cultura mundial, inclusive a brasileira. Apesar da ampla publicidade dos malefícios deste hábito, o consumo do tabaco permanece numa linha crescente.

A Organização Mundial da Saúde alerta que o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano, seja pelo uso direto do produto ou através da exposição à fumaça. Já o INCA – Instituto Nacional do Câncer garante que o tabagismo leva 443 pessoas à óbito todos os dias.

De acordo com o Ministério da Saúde o tabagismo está associado a mais de 50 doenças, distribuídas por diversas regiões: boca, faringe, laringe, pulmão, coração e, até mesmo, o cérebro.

Outro dado alarmante é que apenas 6% dos fumantes que não buscam auxílio multidisciplinar conseguem abandonar o vício. Desta forma, é fundamental que os indivíduos tabagistas sejam acompanhados por médicos e psicólogos, já que o cigarro é considerado uma dependência neurocomportamental.

Os benefícios de parar de fumar começam, normalmente, após cerca de meia hora depois da interrupção, com a normalização do número de batimentos cardíacos. Em três meses, aproximadamente, já diminui o risco de infarto e a função pulmonar também melhora. Em nove meses, a pessoa tem uma diminuição significativa da tosse e da falta de ar. Depois de um ano, diminui mais da metade o risco de infarto.

É importante ter consciência que o tabagismo é extremamente nocivo. A melhor forma de prevenir doenças graves e letais é evitar o consumo direto e indireto do tabaco. Os benefícios de parar de fumar em qualquer idade estão comprovados cientificamente.