Viver Bem
26 de abril de 2021
Perigosa e silenciosa. Cuide da sua pressão!
Perigosa e silenciosa. Cuide da sua pressão!

A hipertensão, ou pressão alta, nem sempre apresenta sintomas ou qualquer tipo de sinal de alerta, ela é uma das doenças silenciosas que mais acometem a população mundial. Além disso, é o principal fator de risco para problemas cardiovasculares, estando relacionada a 51% das mortes por AVC e 45% das mortes por problemas cardíacos no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A pressão alta não tem cura. Contudo, ela pode ser estabilizada para que seu portador tenha uma boa qualidade de vida. É essencial lembrar que seus cuidados serão permanentes.

Entre os fatores que podem ser responsáveis pela hipertensão estão a hereditariedade, que pode estimular uma pré-disposição a doença; a idade; o peso, a obesidade é um fator de risco; além da falta de exercícios físicos; estresse; consumo de álcool; má alimentação com excesso de sal e o tabagismo.

Grupo Gerenciamento de Doenças Crônicas

A Unimed Andradina oferece, gratuitamente, aos seus beneficiários portadores de Diabetes e Hipertensão Arterial o grupo de Gerenciamento de Doenças Crônicas, com o objetivo de proporcionar educação e orientação para o autocuidado e promoção a saúde. Eles são cadastrados e recebem atenção especial da equipe do Viver Bem através do tele monitoramento e consulta presencial.