Viver Bem
09 de junho de 2021
Dê uma prova de amor para a sua vida. Imunize-se!
Dê uma prova de amor para a sua vida. Imunize-se!

A imunização é a melhor forma de se proteger de diversos tipos de doenças e suas complicações que podem levar a morte. O fato de não se vacinar coloca em risco a sua saúde, de seus familiares e das pessoas com quem você convive diariamente.

Devido a vacinação, houve uma diminuição significativa, na incidência de doenças que matavam milhares de pessoas em todo o mundo, como sarampo, poliomielite, coqueluche e rubéola. A maioria das patologias, que podem ser prevenidas por vacinas, são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou por meio de gotículas, vindas de tosse, espirro ou até mesmo a fala. Se uma pessoa é infectada, e não imunizada, ela transmite a doença para outras pessoas.

As vacinas não são necessárias apenas na infância, os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola, HPV e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas vacinas.

Mitos e Verdades sobre as vacinas

Aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo pode aumentar o risco de eventos adversos ou sobrecarregar o sistema imunológico.

MITO: Evidências científicas mostram que aplicar várias vacinas ao mesmo tempo não causa aumento de eventos adversos e nem sobrecarrega o sistema imunológico das pessoas. Uma criança é exposta a muito mais antígenos quando tem um resfriado comum ou mesmo quando é exposta a uma substância alérgica como o pólen.

A vacina da gripe, causa gripe?

MITO: A vacina da gripe usa vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença. É importante destacar que a função da vacina é prevenir. Sendo assim, se a pessoa que foi vacinada já estiver infectada, vai desenvolver a doença. Por essa razão é tão importante se vacinar antes do início da temporada da gripe. Os eventos adversos mais comuns após essa vacinação são: dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Febre baixa, dor de cabeça e muscular também podem acontecer.

É melhor ser imunizado por meio da doença do que pelas vacinas.

MITO: As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas não causam a doença. Já as patologias, que poderiam ser evitadas pelas vacinas, podem resultar em complicações, deixar sequelas e até levar à morte.

Assista ao vídeo